Curta no Facebook

terça-feira, 6 de março de 2012

Kraftwerk - "Trans-Europe Express" (1977)




"Os fundamentos da moderna música eletrônica dançante estão todos neste disco."



“Ah, mas já tem um Kraftwerk nos AF, não viste ? é o "Radio-Activity"!” Vi sim, criatura, mas aonde é que tá escrito que cada artista só pode ter um Álbum Fundamental, hein ? Bom, devo dizer que meu primeiro contato com esta obra foi através de uma fita que não sei quem me emprestou e no final das contas não cheguei a escutar. Tempos depois resolvi comprar no setor de discos das lojas Renner, ali no centro de Porto Alegre, subsolo. Cheguei em casa e coloquei o LP para tocar. E é um disco bárbaro de somente 7 faixas ! Como todo álbum fundamental tem começo, meio e fim e cada música cumpre essa função magistralmente.  Este disco é o resultado de 5 álbuns anteriores, e pode-se notar escutando-os (que comprei todos depois desse) que a base das idéias já estavam contidas lá, mas lhes faltavam recursos técnicos e tecnológicos para chegar ao ponto que chegaram nesse disco. Os fundamentos da moderna música eletrônica dançante, sequenciadores, batidas, climas estão todos ai nesse disco de 77. Inicia com “Europe Endless”, que serve como cartão-de-visitas do disco. Esta música lança os fundamentos de toda uma geração que iria despontar como astros pop 10 anos depois. Tem um “linha de baixo” marcante e pontilhada por sequenciadores e uma bateria eletrônica que vão dando o clima de viagem que marca todo o disco. Em seguida vem “Hall of Mirrors” a música da Starsax “o calçado da geração jeans” como era conhecida a música no Rio Grande do Sul, pois era a trilha sonora de um comercial de sapatos para o público jovem na década de 80. É uma música bem mais lenta que a anterior mas que possui um clima muito bem elaborado e que se for possível deve ser escutada com fones de ouvido pra sentires os efeitos passeando pela tua cabeça. E o lado A do disco termina com “Showroom Dummies” que é uma música bem estranha, que se pode considerar o primeiro “reggae eletrônico” do mundo, por falta de definição melhor. Vira-se o disco e começa o lado B com “Trans-Europe Express” que com sua batida hipnótica e teclados que de vez em quando marcam climas um tanto sinistros, mas ótimos e uma voz que repete Trans-Europe Express e vai narrando por onde esse trem já teria passado. E esta música já emenda na “Metal On Metal” que essa sim, mãe de todos os sons que nos anos 90 viriam se chamar de industriais etc e tal. Toda pessoa que já foi a uma indústria percebeu que as máquinas possuem um ritmo de trabalho e um som e é isto que essa música faz, reproduz o ritmo industrial pela música. Para mim é a música mais linda deste disco. Depois dessa faixa bem marcada, vem um exercício musical eletro-clássico chamado “Franz Schubert”, muito interessante e que serve de ponte para a musica final do disco (ou vinheta) que é a “Endless Endless”. Termina o disco e eu me levanto e aplaudo de pé !

*************************************

FAIXAS:
1. "Europe Endless" (9:35)
2. "The Hall of Mirrors" (7:50)
3. "Showroom Dummies" (6:10)
4. "Trans-Europe Express" (6:52)
5. "Metal on Metal" (6:44)
6. "Franz Schubert" (4:25)
7. "Endless Endless" (0:55)

*************************
Ouça:
Kraftwerk Trans-Europe Express



3 comentários:

  1. Não tá escrito em lugar nenhum, Christian e certamente esses 'robôs' merecem mais de um e provavelmente outros.
    Adoro esse disco também. Que legal que fizeste a resenha. Muito legal, por sinal. O Kraftwerk como eu havia dito na resenha do "Radio-Activity", é especialista em criar sons para coisas que nunca tínhamos efetivemente imaginado que tivesses, como nos caso de "Hall of Mirrors", onde nos fazem 'conhecer' o som de um espelho.
    E a aceleração da locomotiva em "TEE", e a montagem da ferrovia em "Metal on Metal", o charme de "Showroom Dummies" a sutileza de "Endless Endless"... Tudo afudê!
    Bom, sou suspeito pra falar. Sou fãzaço!
    Valeu por mais essa.
    Ótima!

    ResponderExcluir
  2. De aplaudir de pé: o disco e a resenha. Parabéns, Christian.

    ResponderExcluir
  3. E, realmente, pra nós do RS, não tem como não lembrar do StarSax. (hehehe)
    'O calçado da geração jeans'.

    ResponderExcluir