Curta no Facebook

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Dido - "No Angel" (1999)


”E agora a nossa cama está tão fria, sinto minhas mãos vazias. Não tem ninguém para abraçar. E eu posso dormir com quem eu quiser, mas não é a mesma coisa”.
"All You Want", Dido Armstrong



Penso que um álbum pode sair hoje e já ser fundamental, desde que tenha qualidade
 para tal. E penso que este é o caso deste disco de estréia da Dido, "No Angel" . Não que tenha sido lançado ontem, afinal o disco é de 1999 e já tem bons 13 anos e é uma pérola pop pouco conhecida.
Dido neste disco, com a ajuda de sue irmão Rollo (que era do Faithles), conseguiu fazer uma popularização de uma levada inglesa que tem como representente máximo o Portishead, uma batida forte com poucos instrumentos pontuando as músicas.
“Ah, mas a música conhecida era uma da novela O Clone”. Tá e daí, aliás as trilhas sonoras de novela tem um papel muito importante na música no Brasil, visto que não temos a cultura do single, mas isso é outro papo, voltemos ao disco.
O disco começa com a “Here With Me” com uns efeitos que lembram vagamente a trilha do Blade Runner e começa bem, com ela cantando límpido, suave e depois com uma levada bem marcada no violãozinho e um teclado imponente e oitentista que carrega a música nas costas. Aliás, a letra já dá a tônica da dor de cotovelo que é esse disco “I won´t sleep, i can´t breathe until you´re resting here with me”.
É um disco eletrônico / acústico como aponta esta segunda faixa chamada “Hunter”. Aliás tem alguns grandes discos que são gravados com poucos instrumentos, como o da Madonna “American Life” e o do Michael Jackson “Black or White”. Segue o disco com “Don't Think of Me” que é uma música de transição, daquelas que são boas mas nada demais. E agora vem a “música da novela” que é a “My Lover´s Gone” que na época foi muito tocada nas rádios e segue na temática dor de cotovelo “my lover´s gone, his boots no longer by my door”.
Em seguida vem uma a melhor do disco que é “All You Want”, começa devagarzinho com ela cantando, violãozinho, percussão, bateria, baixo e durante a música a moça “abre o pulmão” e mostra seu potencial de cantora. Acho maravilhosa esta parte da letra “All you want is right here in this room, all you want. And all you need is sitting here with you, all you want”. Riquinha, bem lindinha e desesperada...
“Thank you” foi sampleada pelo Eminem para o refrão de sua música “Stan” que despertou a curiosidade de muitas pessoas a saber quem era aquela cantora. As 3 próximas canções. “Honestly On”, “Slide” e “Isobel” (nada a ver com aquela da Björk) são para baixar a rotação do disco, e aumentar a circulação venosa “Se é que você me entende” já disse o glorioso Thunderbird.
Volta para a temática dor de cotovelo com “I'm No Angel” que é baseada em violão e percussão. E o disco finalmente termina com “My Life” em uma levada que poderia estar naquele disco do Depeche Mode, o “Songs of Faith and Devotion”, voz, percussão e teclado terminam bem este disco que não tem grandes momentos, mas tem uma boa ordem de músicas, tem começo, meio e fim.dentro de uma temática coerente que é a de amores complicados.

********************************

FAIXAS:
1."Here With Me" – 04:14
2."Hunter" – 03:57
3."Don't Think of Me" – 04:32
4."My Lover's Gone" – 04:27
5."All You Want" – 03:53
6."Thank You" – 03:37
7."Honestly OK" – 04:37
8."Slide" – 04:53
9."Isobel" – 03:54
10."I'm No Angel" – 03:55
11."My Life" – 03:09

*************************
vídeo de "All You Want", Dido


Ouça:

Um comentário: